11 de maio de 2010

Entrevista ao Notícias de Vizela

Entrevista de Marco Martins ao jornal Notícias de Vizela, publicada na edição nº 1316 de 05 de Maio de 2010.


"Marco Martins é o actual presidente da secção de BTT Vizela, uma valência da Casa do Povo de Vizela (CPV) que, cada vez mais, soma respeito e prestígio no seio da modalidade. O sucesso do "A rota do bolinhol de Vizela" tem contribuido para essa imagem; no entanto, o programa anual de actividades desta secção prevê mais eventos, dentro e fora de portas. Para ficarmos a conhecer quais são, assim como para um melhor entendimento dos pressupostos deste grupo, estivemos à conversa com o seu presidente. Marco Martins está à frente desta secção desde Setembro de 2009 e termina o mandato, precisamente, em Setembro deste ano. Todavia, tudo indica que o mandato seja prolongado por mais um ano, tal como tem acontecido em anteriores direcções."
Texto: Susana Ribeiro

Antes de mais, quando começou e quando acaba o mandato?
O mandato começou em Setembro de 2009 e termina em Setembro de 2010, mas, normalmente é prolongado por mais 1 ano.
Quais são os principais objectivos da secção?
Os principais objectivos da secção são o convívio entre amigos, o desporto e a Natureza. Dar a conhecer Vizela aos praticantes de btt que normalmente nos visitam e que participam nos eventos que organizamos. E, também, conhecer novas terras conviver com outros grupos de btt. Sempre com espírito de lúdico, sem fins competitivos, apenas pelo desporto.
Em relação ao Plano de Actividades para este ano, diga-nos quais são as principais acções elencadas e data da sua realização?
O principal evento que organizamos é o passeio de btt, é anual, este ano foi já o 8º e realizou-se no passado dia 28 de Abril. Tivemos mais de 260 participantes. Quando o nosso objectivo seria parar pelos 200 aproximadamente.
Temos outras actividades previstas, como a 3ª Pedalada às Tasquinhas, inserida no programa das Festas da Cidade e com o apoio da Comissão de Festas, o Passeio de Natal – BTT, com o objectivo de angariar brinquedos para a Cruz Vermelha de Vizela. Temos também actividades mais dirigidas aos sócios como a Peregrinação a Santiago de Compostela em BTT, o Magusto, o Jantar de Natal e Aniversário da secção (na última semana de Novembro). Normalmente também participamos em alguns eventos organizados por outros grupos.
Este ano, a secção vai estar representada em provas regionais ou nacionais da modalidade? Se sim, quais e quem são as pessoas envolvidas?
Este ano, a secção, vai estar representada em algumas provas nacionais e internacionais. Eu e o David, vamos participar no Geo Raid. É uma prova nacional dividida em 3 etapas. A nível internacional, vamos também participar no NISSAN TITAN DESERT. É uma prova de resistência durante 5 dias, realizada no deserto em Marrocos, ao estilo Paris-Dakar, mas em bicicleta.
Embora sendo uma prova, o nosso objectivo não é competitivo. Vamos pela aventura e pelo desafio que é superar todas as dificuldades do deserto, tentar chegar ao fim independentemente da classificação. Nesta prova com mais de 300 participantes somos apenas 10 portugueses.
A secção conta com quantos sócios? Contam crescer mais ainda este ano?
A secção tem neste momento 23 sócios. E com outros amigos que embora não sendo sócios nem andem regularmente de bicicleta, estão sempre disponíveis para colaborar com a secção no que for preciso. Crescer ainda mais não sei… Mas, independentemente de ser sócio ou não, quem quiser fazer BTT pode sempre aparecer aos Domingos de manhã e pedalar connosco.
Quem quiser fazer-se sócio o que deve fazer? E quanto paga?
É bastante simples. Primeiro deve ter o mesmo gosto pelo BTT. Comparecer aos Domingos para pedalar connosco. Aliás é assim que o grupo tem crescido. As pessoas juntam-se para andar de bicicleta e quando se apercebem estão inseridas no grupo e a participar nas reuniões. O valor da quota é de 12€/ ano para a Casa do Povo.
Mais do que uma secção da CPV, pode dizer-se que é um grupo de amigos que se encontra para debater ideias e andar de bicicleta?
Sim, essencialmente um grupo de amigos com o mesmo gosto pelas bicicletas.
Qual é o vosso maior desejo?
O nosso maior desejo é continuar como até aqui, mantendo sempre o espírito da amizade e do desporto acima que qualquer outra coisa.
Trazer cada vez mais bttistas e seus familiares de outras terras para conhecerem Vizela.
Contar com os apoios já conseguidos e continuar a merecê-los, pois cada vez é mais difícil levar a cabo os eventos a que nos propomos, mantendo o nível de qualidade que já habituamos quem nos visita.

Sem comentários: